Sobre

Fontes de Informação

A Consultoria Informatológica é baseada em escolhas assertivas de Fontes de Informação. Essas Fontes de Informação são utilizadas para direcionar e orientar as pesquisas dos usuários, com o objetivo de atender às necessidades informacionais por eles demandadas.

Segundo Pinheiro (2006), as fontes podem ser primárias, secundárias e terciárias, onde as primárias referem-se à literatura original, como por exemplo, os periódicos científicos, monografias e os relatórios técnicos; as secundárias retratam fontes guiadas à partir das primárias, como por exemplo os resumos, publicações ou periódicos de indexação, bibliografias, catálogos, dentre outros; e as terciárias representam a junção das fontes primárias e secundárias, como por exemplo diretórios, almanaques, bibliografias de bibliografias e a Internet e seus hiperlinks. No entanto, apresentam um conceito ainda muito discutido na literatura especializada por serem parecidas e muitas vezes confundidas com as secundárias.

Percebe-se que os conhecimentos desses conceitos são relevantes para atuação de um consultor informatológico, já que, dessa forma, o profissional da informação poderá escolher um produto coerente, organizando e representando as fontes de informação para que seja possível a recuperação da mesma. Essas ações irão promover soluções assertivas para o problema que lhe foi demandado e satisfazer a necessidade informacional do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário